• Proposta Pedagógica

  • O Centro Educacional Viva acredita que toda criança é curiosa, ativa, aberta a descobrir a realidade e preparada para aprender sobre o mundo que a cerca. E o seu desenvolvimento como um todo está diretamente ligado às experiências vividas. Sendo assim, a escola deve proporcionar experiências (emocionais, sociais, físicas e intelectuais) – que possibilitem a construção do pensamento para além da acumulação de conhecimentos.

    Para se construir o pensamento é necessário que a criança atribua significado ao conteúdo e a escola seja um espaço que compreenda e desenvolva, também com significado, o processo de ensino/aprendizagem. Os projetos devem ser definidos, construídos e avaliados coletivamente, para que não se tornem projetos exclusivamente “escolares” e sim uma necessidade prática e concreta.

    Priorizando esta forma de pensar, na qual as relações sociais – criança/criança, criança/adulto e adulto/adulto – são importantes no processo de ensinar/aprender o Centro Educacional Viva optou pela “Pedagogia de Projetos”, tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, propostos pelo Ministério da Educação e Cultura a partir da LDB/96.

    • Compromisso

      O compromisso maior do Centro Educacional Viva é garantir uma aprendizagem curiosa na qual o brincar, o descobrir, o imaginar, o ler, o escrever, o estabelecer relações são de extrema importância para a construção de um estudante criativo, interessado e autônomo. A literatura, tão esquecida na sociedade atual, é fortemente enfatizada como um dos eixos condutores do trabalho.

  • Há mais de 10 anos educando

  • O Centro Educacional Viva surgiu, há mais de dez anos, como resultado de discussões acerca do processo educativo em sucessivos encontros pedagógicos, onde foram desenvolvidas pesquisas, estudos e trabalhos diretamente relacionados ao processo de ensinar/aprender.

    Nossa missão é contribuir para formar pessoas com pensamentos autônomos, que reconheçam o valor do conhecimento e saibam fazer uso dele de forma criativa. É prepará-las para os debates que marcam este século, seja no campo das revoluções científicas, políticas ou sociais. É formar cidadãos éticos, capazes de atuar na sociedade de forma crítica.

  • Equipe Especializada

    A qualidade da formação dos profissionais é prioridade. Reuniões pedagógicas são realizadas, semanalmente, com o intuito de aprimorar a capacitação e o planejamento da equipe. Palestras com educadores e profissionais especializados, voltadas para o corpo docente, também acontecem periodicamente.

    É por compreender a importância da sua equipe e valorizá-la, que todos os professores da escola, do Berçário ao Ensino Fundamental I, são graduados em Pedagogia ou Psicologia.

  • Parcerias

  • O Let’s Go é fruto do estudo e da experiência na área da aquisição da linguagem, idealizado pelas educadoras Adriana Colombo, Catarina Vasconcelos e Lívia Bonates. Com mais de 10 anos de mercado e o foco no aprendizado através da criatividade e da interatividade do aluno, a metodologia do Let´s Go alia gramática ao vocabulário na dose certa com diversão e interesse. A proposta é fazer com que o aprendizado do inglês seja natural e espontâneo. Assim, as crianças conhecem a língua ao brincar com situações relacionadas ao cotidiano, no uso funcional. Para adquirir o idioma efetivamente, é preciso que a criança use-o dentro de seu próprio universo. Este é o trabalho do Let´s Go. O resultado são crianças e adolescentes fluentes na língua inglesa, dominando o vocabulário contemporâneo e capazes de se expressar nas diferentes situações, surpreendendo seus pais em  viagens e no rendimento escolar.

  • Logo-Ecobé

    Por acreditar na prática da sustentabilidade e na preservação do meio ambiente como fundamentos essenciais para a formação de cidadãos conscientes e socialmente responsáveis, o Centro Educacional Viva mantém uma parceria com a Ecobé Ciência com Vida, uma empresa educacional com foco no ensino de Ciências Naturais e projetos de Educação Ambiental. A Ecobé tem como proposta fazer da escola um espaço de construção de uma nova sociedade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.