• Aulas de Informática


    Os momentos de Informática são acompanhados e orientados pela Computer Toys a partir do Grupo V.

    Na informática, os alunos realizam atividades lúdicas e desenvolvem trabalhos e pesquisas de acordo com os projetos desenvolvidos, ampliam as informações, coletam dados e também interagem com diferentes jogos lógicos.

  • Aulas de Inglês


    A imersão no Inglês já começa no Berçário e vai até o Ensino Fundamental.

    As crianças que iniciam, bem cedo, o aprendizado de um segundo idioma, apresentam maiores possibilidades de alcançar fluência e pronúncia perfeitas, como também o domínio completo de todos os recursos desta língua. A parceria com o curso Let’sGo foi desenvolvida justamente para promover a imersão diária dos pequenos, desde o Berçário até o Ensino Fundamental.

  • Aulas de Música


    Os pequenos começam a ter aulas de música desde o Berçário até o Ensino Fundamental.

    No Berçário, as atividades musicais acontecem, uma vez por semana, sob a orientação de um professor especializado que, durante os encontros, toca e apresenta diferentes instrumentos, como: violão, piano, pandeiro e chocalhos. A música também está presente, diariamente, na vida dos bebês, já que a equipe do Berçário sempre oferece diferentes tipos de canções e ritmos aos pequenos. No Ensino Fundamental, os encontros são semanais e se baseiam na ampliação do repertório cultural musical, além de um contato funcional com instrumentos, como: flauta e diversos de percussão.

  • Literatura


    Dentro das atividades oferecidas, a Literatura é enfatizada diariamente em todas as faixas etárias. O objetivo é despertar na criança o hábito e o prazer pela leitura.

    A escola também desenvolve, com os alunos, projetos inspirados em livros de Literatura Infantil. Além disso, os pequenos podem participar do projeto Ciranda Literária, que consiste no empréstimo semanal de livros. Muitos projetos desenvolvidos com os estudantes são inspirados em histórias e clássicos infantis. Os alunos também têm acesso aos acervos da biblioteca de sala de aula e da biblioteca central da escola, onde podem encontrar uma variedade ainda maior de títulos.

  • Educação Ambiental


    O objetivo deste trabalho é possibilitar um olhar mais sensível em relação à Natureza e construir uma cultura sustentável e de responsabilização ambiental. O trabalho é feito desde o Berçário até o Ensino Fundamental.

    No dia a dia as crianças participam de todo processo de plantio e cultivo: aprendem a plantar, regar diariamente e acompanhar de perto o crescimento das plantas. Além disso, elas entram em contato com diversos animais e realizam experimentos científicos. As aulas de Educação Ambiental são acompanhadas e orientadas por um especialista na área de Ciências e contam com a parceria da Ecobé.

  • Psicomotricidade


    A movimentação corporal não só possibilita os deslocamentos das crianças, como também o amadurecimento das estruturas cerebrais responsáveis pela resolução de problemas.

    No Centro Educacional Viva, a equipe do Berçário é preparada para desafiar diariamente as crianças em suas atividades motoras. Elas se movimentam livremente em total segurança e têm condições apropriadas para realizar novos movimentos, como rolar, se arrastar, engatinhar, ficar em pé e andar. Toda semana nossos bebês são ainda mais desafiados na companhia de um professor especializado.

  • Artes


    Os alunos de todas as faixas etárias que permanecem na escola participam de projetos de Arte e Literatura.

    Trata-se de um processo que envolve a pesquisa, o estudo e a apreciação de obras e diferentes expressões de arte e cultura. As crianças têm oportunidade de investigar o trabalho de diferentes artistas, ampliando seu repertório e agregando mais informações e criatividade às suas próprias produções, sejam elas em papel, sucata, tecidos, produções textuais e dramatizações.

  • Educação Física


    As atividades físicas oferecem aos alunos a oportunidade de expressão e desenvolvimento de habilidades motoras que estabelecem o progressivo domínio corporal e a autonomia para novas aquisições.

    Por meio de jogos e brincadeiras, as crianças exercitam o corpo físico e vivenciam situações que trazem à tona valores, como: respeito, limite, companheirismo, além do trabalho com regras e a socialização que é promovida. Os encontros com o professor de Educação Física ocorrem semanalmente.

  • Culinária


    Considerando a alimentação um dos fatores de grande importância na vida das crianças, elas realizam atividades voltadas para o cultivo de hortaliças e a culinária experimental, feita a partir do que elas plantam e colhem, sob a orientação da nutricionista e das professoras.

    Assim, através de todo este processo de descoberta, as crianças são incentivadas a experimentar alimentos saudáveis e realizar diferentes experiências com novas receitas. Também propomos aos alunos diversas situações em que a culinária é explorada como estratégia de trabalho, abordando as diferentes áreas.

  • Aulas Passeio


    Em nosso Projeto Pedagógico aliamos as vivências de sala de aula à outras que envolvam o contato mais direto com o cotidiano, com a vida fora dos muros da escola.

    É importante que o aluno possa observar, vivenciar, estabelecer relação entre o que está sendo conhecido e estudado, através das diferentes fontes de informação, tendo como base o objeto real. Assim, realizamos passeios condizentes com os projetos em curso e organizamos idas aos Museus, Planetários, Centros Culturais e outros espaços que contribuam para uma ampliação cultural dos alunos.

  • Alimentação


    A escola conta com um serviço de nutrição e educação alimentar. Uma nutricionista elabora diferentes cardápios, que atendem às faixas etárias de 04 a 06 meses, 07 a 09 meses e a partir de 10 meses.

    O cardápio, rico em legumes, verduras e frutas da época, é adaptável de acordo com a necessidade e evolução de cada criança e os alimentos são preparados, diariamente, na cozinha da escola. Todos os casos são acompanhados pela nutricionista e avaliados com as famílias, para que ambas possam, assim, identificar o momento apropriado para realizar mudanças.

     

  • Banho/Higienização


    No Berçário, o banho e a higienização também se tornam um momento pedagógico e de muito aprendizado.

    Durante este período, o profissional interage com a criança, por meio de músicas, brinquedos e utensílios de banho e, ainda, aproveita para nomear as partes do corpo dos pequenos. Desta maneira, tanto o raciocínio quanto a linguagem oral dos bebês, são estimulados.

  • Yoga


    Um reino repleto de brincadeiras e descobertas para viver de forma mais saudável, respirando melhor, mais consciente e plena.

    A Yoga infantil é uma aula lúdica, que ajuda a criança a desenvolver autoconhecimento, equilíbrio físico e emocional, autoconfiança, pensamento positivo, não violência, respeito, concentração, tranquilidade e paz interior. Nela as crianças se transformam em belas árvores, grandes montanhas, sapos saltitantes, flores coloridas, guerreiros, serpentes e até avião.

  • Futebol (Extracurricular)


    As aulas de futebol também visam aprimorar todas as capacidades motoras e cognitivas, além de despertar a consciência corporal e espacial dos pequenos.

    Os objetivos, tanto no aspecto recreativo, quanto esportivo, deverão contribuir para o aperfeiçoamento do indivíduo como ser social. Além de colaborar com o desenvolvimento motor, o esporte auxilia no aperfeiçoamento dos processos de aprendizagem.

  • Ballet (Extracurricular)


    O Ballet, que também faz parte das Atividades Extras, oferece diversos benefícios a quem pratica: auxilia na conscientização corporal e é excelente para aprimorar a postura, a flexibilidade e o equilíbrio.

    Além disso, o estudo contínuo do Ballet Clássico desenvolve o raciocínio físico, a criatividade, a sensibilidade e a socialização e cumpre um papel educacional que contribui para o desenvolvimento das funções intelectuais. Aumento da atenção, memória, raciocínio, curiosidade, observação, disciplina e responsabilidade são algumas das funções benéficas da dança.

  • Capoeira (Extracurricular)


    As aulas de Capoeira são um verdadeiro resgate às raízes brasileiras, nas quais conceitos históricos, fundamentos do jogo cultural, canções e brincadeiras musicadas são trabalhados com os Grupos.

    Nesta Atividade Extra, as crianças experimentam ações de flexibilidade, coordenação e percepção espacial que possibilitam o encontro do corpo com as próprias limitações. Além disso, a Capoeira auxilia no desenvolvimento da ordem cognitiva, motora e afetivo-social dos pequenos, propiciando grandes ganhos.

  • Colônia de Férias (Extracurricular)


    Em janeiro oferecemos a Colônia de Férias para os nossos alunos. A programação e mais informações sobre o funcionamento devem ser obtidos na secretaria.

    A Colônia de Férias acontece durante as férias das crianças e as mobiliza em esportes, brincadeiras lúdicas, leitura e contato com a natureza. A ideia é unir o aprendizado ao recreativo de forma divertida e descontraída.

  • Faça uma visita e saiba mais