A Escola

  • Proposta Pedagógica

  • O Centro Educacional Viva acredita que toda criança é curiosa, ativa, aberta a descobrir a realidade e preparada para aprender sobre o mundo que a cerca. E o seu desenvolvimento como um todo está diretamente ligado às experiências vividas. Sendo assim, a escola deve proporcionar experiências (emocionais, sociais, físicas e intelectuais) – que possibilitem a construção do pensamento para além da acumulação de conhecimentos.

    Para se construir o pensamento é necessário que a criança atribua significado ao conteúdo e a escola seja um espaço que compreenda e desenvolva, também com significado, o processo de ensino/aprendizagem. Os projetos devem ser definidos, construídos e avaliados coletivamente, para que não se tornem projetos exclusivamente “escolares” e sim uma necessidade prática e concreta.

    Priorizando esta forma de pensar, na qual as relações sociais – criança/criança, criança/adulto e adulto/adulto – são importantes no processo de ensinar/aprender o Centro Educacional Viva optou pela “Pedagogia de Projetos”, tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, propostos pelo Ministério da Educação e Cultura a partir da LDB/96.

    • Compromisso

      O compromisso maior do Centro Educacional Viva é garantir uma aprendizagem curiosa na qual o brincar, o descobrir, o imaginar, o ler, o escrever, o estabelecer relações são de extrema importância para a construção de um estudante criativo, interessado e autônomo. A literatura, tão esquecida na sociedade atual, é fortemente enfatizada como um dos eixos condutores do trabalho.

  • Há mais de 10 anos educando

  • O Centro Educacional Viva surgiu, há mais de dez anos, como resultado de discussões acerca do processo educativo em sucessivos encontros pedagógicos, onde foram desenvolvidas pesquisas, estudos e trabalhos diretamente relacionados ao processo de ensinar/aprender.

    Nossa missão é contribuir para formar pessoas com pensamentos autônomos, que reconheçam o valor do conhecimento e saibam fazer uso dele de forma criativa. É prepará-las para os debates que marcam este século, seja no campo das revoluções científicas, políticas ou sociais. É formar cidadãos éticos, capazes de atuar na sociedade de forma crítica.

  • Equipe Especializada

    A qualidade da formação dos profissionais é prioridade. Reuniões pedagógicas são realizadas, semanalmente, com o intuito de aprimorar a capacitação e o planejamento da equipe. Palestras com educadores e profissionais especializados, voltadas para o corpo docente, também acontecem periodicamente.

    É por compreender a importância da sua equipe e valorizá-la, que todos os professores da escola, do Berçário ao Ensino Fundamental I, são graduados em Pedagogia ou Psicologia.

  • Parcerias

  • Logo-Ecobé

    Por acreditar na prática da sustentabilidade e na preservação do meio ambiente como fundamentos essenciais para a formação de cidadãos conscientes e socialmente responsáveis, o Centro Educacional Viva mantém uma parceria com a Ecobé Ciência com Vida, uma empresa educacional com foco no ensino de Ciências Naturais e projetos de Educação Ambiental. A Ecobé tem como proposta fazer da escola um espaço de construção de uma nova sociedade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.

  • Logotipo Critique (1) (1) (2)-01

    O Centro Educacional Viva faz parte do grupo Critique, formado pelas pioneiras e mais conceituadas escolas construtivistas da atualidade. É uma honra fazer parte deste movimento pela Educação! Fundado em 2017, o grupo foi viabilizado pela Bahema Educação e atualmente conta com as escolas Escola Balão Vermelho/Colégio Mangabeiras, em Belo Horizonte/MG, Escola Parque e Centro Educacional Viva, no Rio de Janeiro/RJ, Escola da Vila e Escola Viva (convidada), em São Paulo /SP, além do Centro de Formação de professores.
    O Critique tem o propósito de potencializar as trocas entre as escolas participantes e fomentar a produção de conhecimento por meio da investigação da prática escolar. Com isso, pretende contribuir com a difusão de ideias e propostas que façam das escolas organismos vivos, em transformação permanente, tendo o estudo e a pesquisa como base de suas ações práticas. Acreditamos que a educação de qualidade não se faz a partir de técnicas e padronizações e sim a partir do estudo e da reflexão dos educadores num processo de construção coletiva e autônoma.