Grupo I - Projeto “Água”

maio 30, 2017

Este ano pelo UNESCO é o Ano Internacional do Turismo para o Desenvolvimento Sustentável. E, dialogando com este tema, consideramos importante valorizarmos os recursos que a natureza nos oferece, conhecendo a sua importância, preservando e aprendendo com a sucata uma forma para diminuir a produção de lixo. E como as turmas de Berçário e Grupo I sempre são convidadas a participar dos projetos desenvolvidos pela Educação Infantil, neste semestre a Água é que está abrindo caminho para novos aprendizados.

Para diversificar as experiências das crianças, optamos por diferentes literaturas, que foram sugeridas às famílias, entre elas; “Não vou Tomar Banho”, “Gildo e os Amigos na Praia”, “Meu Rio” e “Peixe”. Essas e outras narrativas têm sido visitadas pelo grupo durante as tardes e seus personagens e enredos ganham movimento, tanto nos momentos de contações de histórias, como durante as atividades, cantorias, brincadeiras e experiências.

Cada área do desenvolvimento e do conhecimento tem sido explorada diariamente com as crianças através de experiências práticas e muitas brincadeiras, o que tem dado contorno ao projeto.

Baldes de praia, peneiras, garrafinhas pet cheias d’água, além de borrifadores e livros de banho, estão entre os brinquedos mais comuns ao manuseio dos nossos pequenos curiosos. Brincadeiras, como achar e esconder diferentes peixes, tomar banhos de “balde” entrando e saindo dele, jogos da memória com as cartas viradas para cima e muitas brincadeiras com a piscina que envolvem o conceito dentro e fora têm sido propostos. Assim, enquanto brincam as crianças são levadas a usar as suas estruturas lógico matemáticas para aprender novos conceitos, como leve e pesado, cheio e vazio, igual e diferente etc.

Na Leitura os pequenos alunos do Grupo I estão conhecendo histórias que têm como tema a água, os animais marinhos e também os que moram no rio. Além disso, têm sido levadas para o grupo algumas poesias e obras de Arte relacionados ao assunto. Todo este repertório Literário também abre caminho para explorar a Linguagem Oral através de canções, como: “Os Peixinhos do Mar”, “Peixe Vivo”, “A Baleia”, “Barquinho Amarelinho”, que são cantadas, tanto nas aulas de Música com a professora Carolina, quando durante as tardes da turma.

Em Ciências, experiências de diluir anilina na água, fazer pintura com gelo, afundar e procurar objetos dentro de bacias com água, banhos em bonecas de pano e de plástico, a produção de sons com garrafinhas ou na piscina, têm servido para desafiar as crianças a pensarem sobre o que estão vivenciando na prática e assim cada novo aprendizado ganha sentido nas atividades propostas para este projeto.

Grupo II – Projeto “Os Animais em Extinção”Berçário – Projeto “Água”

Agende sua Visita

Entre em contato e agende uma visita para conhecer mais do Centro Educacional Viva.

Agendar Visita