1 ano A: relato de março

abril 27, 2018

Nosso 1º ano fez um autorretrato como registro da história “A cor de Coraline”, de Alexander Rampazo, parte do Projeto Identidade. Nosso objetivo foi, através da percepção do outro, compreender a não existência de apenas um tom de pele, mas a diversidade racial que estamos inseridos e a valorização de cada criança dentro do grupo para além da cor da pele. As pinturas foram expostas no mural da sala e o grupo compreendeu que não existe apenas um lápis cor de pele.

O grupo se mostrou bastante participativo e instigado com a proposta do livro em não visualizarem no primeiro momento a cor de Coraline. Após descobrirem a cor entramos em um longo questionamento do tom de pele de Coraline e a semelhança racial com o grupo.

Questionamos brevemente a miscigenação da nossa sociedade e partimos para a pintura. Cada criança sentiu-se bem a vontade em encontrar a cor de sua pele e explorar as diferentes cores.

A partir da temática do nosso Projeto “Florestas”, pensamos nos elementos que encontramos nas florestas e que também encontramos na nossa escola e percorrermos os pátios. O grupo ficou muito envolvido com as folhas caídas e encontramos uma explicação na estação do ano: estamos no outono. Mas será que caem todas as as folhas, de todas as árvores? Aproveitamos para apresentar o livro do projeto “De olho na Amazônia” e depois fizemos um desenho com tinta a partir da observação das árvores da escola.

O 1º ano A está desenvolvendo cada vez mais seu hábito de leitura, ampliando seu repertório literário. Montamos um cantinho da leitura em nossa sala, utilizando sucatas e pertences trazidos casa. Pensamos juntos e fizemos uma lista dos objetos que poderiam fazer parte desse espaço e como ele seria construído. Nosso objetivo foi criar um ambiente acolhedor, com vínculo afetivo, que estimule a socialização, a autonomia no uso dos livros e organização do espaço. Nesse processo de construção do nosso espaço, fomos para o ateliê pintar nossa estante feita de caixas de sapatos e também produzir um tapete literário, que será utilizado em nossas leituras. Cada um pintou uma parte do tapete e o resultado agradou a todos!

Dia 16 comemoramos o aniversário do Lucca. Feliz aniversário!

Na aula de inglês, as crianças se reuniram em roda para explorar os personagens do livro: a família Star. Juntos produziram um pôster com figuras e palavras.

1º ano B: relato de marçoGVB: relato de março

Agende sua Visita

Entre em contato e agende uma visita para conhecer mais do Centro Educacional Viva.


21 3411-6690
Agendar Visita