-
Metodologia
-
Dentro de uma perspectiva em que autonomia, cooperação, livre expressão e construção são princípios básicos, o aluno precisa sempre elaborar hipóteses, experimentá-las e confrontar seu saber com os saberes do grupo. Este princípio nos convoca a utilizar como metodologia uma pedagogia em que: o aluno é considerado protagonista de seu processo de aprendizagem e o professor é considerado intermediário entre o aluno e o conhecimento, no sentido de assegurar ao estudante condições favoráveis para aprender, planejando e encaminhando atividades que garantam o desenvolvimento de capacidades essenciais. Para isto cada turma possui uma rotina de trabalho, buscando aproveitar ao máximo os diferentes espaços e tempos disponíveis.
-
-
A inteligência se constrói numa ação, ou seja, na interação do sujeito com o objeto de conhecimento e este é construído com um grupo, começando no ambiente familiar chegando até a escola e o trabalho. O grupo estimula a discussão e a crítica que leva a uma reflexão, mas a criança precisa ser mediada para avançar no seu intelectual, emocional físico e social e a escola deve ser um ambiente estimulante e instigante para o raciocínio e o uso do pensamento criativo.
-
Atividades do Ensino Fundamental I
-
Não quero nossas filhas preparadas somente para um Exame Nacional ou um Vestibular… Quero que elas estejam preparadas também, e principalmente, para a vida! A família Zoletti está segura com a opção pelo Construtivismo. Parabéns ao Centro Educacional Viva pela palestra inovadora (em formato de oficinas práticas) e esclarecedora acerca de tal metodologia no Ensino Fundamental. Parabéns a toda equipe de professoras e professores empenhados em oferecer o melhor para nossas crianças! Viva a Escola Viva!
-
Espaços do Ensino Fundamental I
Conheça alguns dos espaços do dia a dia das crianças
-
Projetos
-
O processo ensino/aprendizagem deve acontecer de modo que os nossos alunos se tornem curiosos e sujeitos ativos da construção dos conhecimentos que circulam dentro e fora de seu meio social. Para que se sintam instigados a descobrir, aprender e saber mais acerca de variados assuntos, a escola optou pela Pedagogia de Projetos. Os projetos propiciam a articulação de forma dinâmica do conteúdo que se pretende desenvolver, além de proporcionar o compromisso constante da construção compartilhada dos conhecimentos, através de pesquisa, das discussões, da interação e da socialização com os alunos e com as famílias. Neste segmento, além dos pequenos projetos de cada turma, desenvolvemos um projeto único que integra todos os grupos do Fundamental I.
-
Acreditamos que a literatura seja tão importante para o desenvolvimento de nossas crianças, que transformamos o livro num grande aliado do nosso trabalho. Tendo como eixo diferentes narrativas, são desenvolvidas propostas e atividades que contemplem as diversas áreas do conhecimento: Matemática, Linguagens (Leitura, Interpretação e Escrita), Ciências Naturais e Sociais, entre outras. Os livros são escolhidos a cada trimestre, considerando o interesse inerente à cada faixa etária. Ao final deste período é realizada uma mostra para apreciação de toda comunidade escolar, que é convidada a vivenciar e fazer parte do processo com as crianças. Estes encontros são denominados como Mostra Científica e Feira Literária.
-
Plano de monitoramento
novembro 5, 2020Situação 1: O aluno/colaborador teve contato com alguém que testou positivo. Ele não compareceu à escola após o contato. Orientação: [...]Ambientes e circulação
setembro 23, 2020As mesas das salas de aula estão dispostas de forma estratégica, para que possa existir um maior distanciamento físico entre [...]Procedimentos
setembro 23, 2020Antes de saírem de casa temos solicitado às famílias que afiram a temperatura de seu filho(a) e verifiquem se ele [...]
-
Horários Extenso e Integral
-
Venha fazer uma visita