Uma das funções da escola é a de preservar o espaço da infância, valorizando o lúdico no trabalho pedagógico e a importância da brincadeira como possibilidade de expressão e elaboração.
Segundo o psicanalista José Outeiral, o brincar é a primeira posse da cidadania. A criança que brinca e interage, verdadeiramente começa a se tornar um cidadão, já que nesta hora precisa aprender a partilhar, ceder, negociar, se defender e expressar seus desejos, respeitando a coletividade e as regras daquele espaço e grupo.
Nesta dialética, é natural que o conflito apareça, sendo este considerado como aspecto inevitável e trabalhoso, porém fundamental para o amadurecimento das crianças.
Na escola, com a diversidade de sujeitos, todos passam a lidar com as diferenças, com as frustrações, enfrentam situações adversas às suas vontades e fazem tentativas gradativas de controle da impulsividade. E é assim, neste exercício de humanização e sociabilidade, que percebemos como para alguns o caminho é mais fácil e simples e, para outros, um tanto demorado e árduo.
Nessa linha de pensamento e considerando o ano olímpico em que tivemos mais uma oportunidade de refletir sobre a diversidade, o esforço, a importância da coletividade e da disciplina, nesses últimos meses, o professor Adriano de Educação Física, promoveu em suas aulas diferentes jogos esportivos que tinham como objetivo a brincadeira, a cooperação, a ajuda mútua, assim como, a competição. Não uma competição para se descobrir e enaltecer o melhor, mas, sim com a intenção de que um colaborasse com o outro, despertando o sentimento de que “juntos somos fortes”. Procuramos transmitir para as nossas crianças que cada um considere o outro que joga como um parceiro, e não como um temível adversário. Desta forma, o jogar ganhou um novo conceito e ao participar das atividades “os atletas” assumiram uma nova postura, mais solidária e respeitosa, pois não estava sendo valorizada apenas a competição, mas sim a colaboração. Assim, o ganhar, o perder ou mesmo o empatar ocorreu dentro de um sentido.
As turmas do Grupo V ao 3º ano foram divididas em duas equipes: verde e laranja e participaram de diferentes situações. Muitas atividades foram realizadas, entre elas: queimado, pique bandeira, caça rabinho, bambolê no cone, futebol, bocha, basquete, atletismo, corrida, vôlei sentado, entre outras.
No dia 8 de novembro, tivemos o encerramento dos Jogos Esportivos Viva, em uma tarde com diferentes situações esportivas e uma gincana de solicitações. Viva o esporte e a alegria!
[gallery size="image-525-385" link="file" ids="2025,2026,2027,2028,2029,2030,2031,2032,2033,2034,2035,2036,2037,2038,2039,2040,2041,2042,2043,2044,2045,2046,2047,2048,2049,2050,2051,2052,2053,2054,2055,2056,2057,2058,2059,2060,2061,2062,2063,2064,2065,2066,2067,2068,2069,2070,2071,2072,2073,2074,2075,2076,2077,2078,2079,2080,2081,2082,2083,2084,2085,2086,2087,2088,2089,2090,2091,2092,2093,2094,2095,2096"]