Educação Infantil

  • Metodologia

  • Dentro de uma perspectiva em que autonomia, cooperação, livre expressão e construção são princípios básicos, o aluno precisa sempre elaborar hipóteses, experimentá-las e confrontar seu saber com os saberes do grupo.  Este princípio nos convoca a utilizar como metodologia uma pedagogia em que: o aluno é considerado protagonista de seu processo de aprendizagem e o professor é considerado intermediário entre o aluno e o conhecimento, no sentido de assegurar ao estudante condições favoráveis para aprender, planejando e encaminhando atividades que garantam o desenvolvimento de capacidades essenciais.

    • Grupo I (Berçário II): crianças de 1 a 2 anos
    • Grupo II (Maternal I): crianças de 2 a 3 anos
    • Grupo III (Maternal II): crianças de 3 a 4 anos
    • Grupo IV (Pré-escola I): crianças de 4 a 5 anos
    • Grupo V (Pré-escola II): crianças de 5 a 6 anos
  • O compromisso maior do Centro Educacional Viva é proporcionar prazer para a criança na sua aprendizagem escolar. O descobrir, o brincar e a imaginação são de extrema importância para a construção da personalidade. Por esta razão, tanto a literatura, tão esquecida na sociedade atual, como o brincar são fortemente enfatizados como eixo condutor, como fonte do prazer e do aprender.

  • Faça uma visita e saiba mais

  • Atividades da Educação Infantil

    • Agradeço a todos pela dedicação, pelo amor, por essa forma única que só a Viva tem de enxergar cada criança e sua individualidade, respeitando o tempo e espaço de cada um.

      Bia
      Mãe do Henrico
  • Projetos

  • O processo ensino/aprendizagem deve acontecer de modo que os nossos alunos se tornem curiosos e sujeitos ativos da construção dos conhecimentos que circulam dentro e fora de seu meio social. Para que se sintam instigados a descobrir, aprender e saber mais acerca de variados assuntos, a escola optou pela Pedagogia de Projetos. Através desta vertente, entende-se que o trabalho com elementos lúdicos e simbólicos favorece significativas aprendizagens. Os livros de literatura são usados como material de trabalho e pesquisa. Assim, as histórias são lidas, dramatizadas, vivenciadas e revisitadas de diferentes formas.

  • Tendo como eixo diferentes narrativas, são desenvolvidas propostas e atividades que contemplem as diversas áreas do conhecimento: Matemática, Linguagens (Leitura, Escrita, oralidade) e Ciências, além de Artes e Psicomotricidade. Os livros são escolhidos semestralmente, considerando o interesse inerente à cada faixa etária. Ao final deste período é realizada uma mostra para apreciação de toda comunidade escolar, que é convidada a vivenciar e fazer parte do processo com as crianças. Estes encontros são denominados como Mostra Científica e Feira Literária.

  • Conheça nossos projetos

  • Venha fazer uma visita